
Eu Lírico de Eliz Bueno
- 10 de julho de 2018
- 0 Comentário (s)
‘’Livre para falar as coisas do coração’’ essa frase define a nova etapa dessa intérprete que há 18 anos faz da música seu trabalho e sua morada. Seu nome é Eliz Bueno, nascida e criada em Chapecó, oeste de Santa Catarina. Desde cedo teve inspiração em casa para iniciar seu caminho musical: com sua mãe, cantora de rádio, e sua irmã, baixista da banda Epopeia, banda na qual também faz parte como vocalista.
Nessa busca por uma identidade, ela encontrou na brasilidade e na MPB uma base para fazer suas raízes e se firmar como uma grande aposta no mercado nacional. Já algum tempo interpreta diversos nomes da música nacional e internacional, com grande versatilidade, e também dá a voz à diversos compositores catarinenses. Em 2017, lançou o projeto Fleur no Teatro Sesc Chapecó, dando start à produção do seu primeiro projeto autoral. Contemplada pelo Prêmio de Incentivo e Fomento Cultural em 2018, deu mais um passo importante em sua carreira e lançou em Junho seu primeiro EP autoral Eu Lírico, um EP com músicas que trazem o espírito atual da intérprete e todo seu amadurecimento na música, com liberdade em falar do cotidiano, da vida, das coisas do coração.
Eliz Bueno é natural de Chapecó, oeste de Santa Catarina e canta há 17 anos. Neste tempo já levou seu talento, sua voz de timbre peculiar e suas interpretações próprias (interpretando diversos nomes da música nacional e internacional, assim como compositores catarinenses, com muita versatilidade) à diversos espaços culturais, como casas noturnas, eventos públicos e privados, teatros e festivais de música pela região sul do Brasil (também como vocalista da banda Epopeia, uma das mais significativas da música autoral na cidade de Chapecó SC). Em Eu Lírico, seu primeiro trabalho autoral, Eliz Bueno mostra profissionalismo musical, com canções que respiram liberdade e soam como verdadeiras confissões do coração. O show Eu Lírico é acolhedor e intimista, e passeia pelas canções autorais que falam de amor, liberdade, alegria e outros sentimentos genuínos ao nosso cotidiano, onde a cantora atua com uma presença de palco singular, se entregando à música com toda sua alma.
As músicas passam por diversas facetas, fusões rítmicas entre MPB contemporâneo, bossa nova, jazz, samba e rock, resultando num trabalho autoral, intenso, autêntico e diversificado. Recentemente, Eliz Bueno lançou seu primeiro álbum de estúdio, que leva o mesmo nome do show musical, com algumas canções que estão presentes no repertório deste belo espetáculo. As músicas foram compostas pelos compositores e cantores Marcio Pazin e Maurício Castro. Um trabalho construído com muita sinceridade e amor, fruto de uma união de talentos artísticos que dialogam entre si dentro do mundo da música e da arte. Acompanhando o lançamento do álbum, foi também produzido e lançado o vídeo-clipe da música Quatro Paredes, presente no disco Eu Lírico, como parte da proposta artística da cantora, que afinada com o tempo presente, traz ao cenário artístico e musical brasileiro sua voz e musicalidade abrangentes. Eliz Bueno é uma mulher de seu tempo e não disfarça isso, trazendo, através da música, uma linguagem contemporânea, sem negar o passado, mas imprimindo voz e musicalidade ao mundo que acontece em seu entorno.
Fotos: Paula Navarro
Clipe Quatro paredes: